Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça realiza Semana da Execução Trabalhista e Conciliação

    O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, com jurisdição nos Estados de Rondônia e Acre, estará participando no período de 28 de novembro a 2 de dezembro, da 1ª Semana Nacional da Execução Trabalhista e 6ª Edição da Semana Nacional da Conciliação, realizadas pelos Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), respectivamente.

    A execução trabalhista é o momento do processo em que o devedor é cobrado, devendo quitar os débitos reconhecidos judicialmente nos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus (Varas e Tribunais Regionais do Trabalho). Nessa Semana, serão concentrados esforços e medidas conjuntas e coordenadas, com o objetivo de aumentar efetivamente a solução dos conflitos de forma pacificadora, resgatando a responsabilidade social e desenvolvendo uma consciência coletiva onde o confronto judicial deixa de ser o foco principal.

    O Tribunal publicou no Diário Eletrônico desta quarta-feira (9), as portarias n. 1896/201, que estabelece os critérios e base de orientação aos Coordenadores e Gestores envolvidos no “Projeto Conciliar TRT 14”, e n. 1907/2011, que altera a composição da Comissão Especial do Projeto. A Desembargadora Presidente será a coordenadora geral e da Semana de Execução Trabalhista no 2º Grau, o Juiz Auxiliar de Conciliação de Precatórios será o coordenador no 1º Grau, os Diretores dos Fóruns de Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) serão os coordenadores regionais das Varas do Trabalho no dois Estados e como membros os Secretários Judiciário, da Corregedoria Regional e da Tecnologia da Informação, além do Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Diretor de Serviços do Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatório.

    Afirmando que conciliar é a melhor opção, a desembargadora Vania Abensur, presidente do TRT da 14ª Região, destaca que na conciliação, entre outras vantagens, as partes conseguem abreviar o tempo de duração do processo com a consequente redução de gastos e, ainda, podem sair da audiência sabendo do resultado do processo, aumentando a segurança das relações jurídicas e possibilitando o apaziguamento social, pondo fim ao conflito. “A vocação conciliatória é típica da Justiça do Trabalho, integrando sua história, tanto é que antes de julgar, é seu dever institucional a tentativa de solucionar os conflitos através da conciliação, proporcionando aos jurisdicionados uma justiça mais eficiente, efetiva e eficaz”, afirma.

    Para Conciliar

    A desembargadora informa que as partes que desejarem conciliar, podem agendar audiência para seu processo preenchendo o formulário disponível no portal do TRT na internet ( www.trt14.jus.br ) ou solicitando na unidade judiciária do Tribunal, onde tramita o processo, independente da fase em que ele se encontre.

    Não há data limite para ingresso com o pedido de inclusão do processo em pauta para conciliação. No entanto, para inclusão na Semana da Execução Trabalhista e da Conciliação, é importante que os pedidos sejam feitos com a maior brevidade, para que seja possível a intimação da parte contrária.

    Para obter mais informações e esclarecimentos de dúvidas, pode ser mantido contato com a Secretaria Judiciária do Tribunal, por meio do telefone (69) 3211 6402 e 3211 6402 ou do e-mail judiciária@tjac.jus.br .

    Ascom TRT 14 Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14 Siga o Twitter @TRTNoticia 6 pessoas leram esta notícia

    • Publicações2753
    • Seguidores630370
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-realiza-semana-da-execucao-trabalhista-e-conciliacao/2921252

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)