Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário de Gestão de Pessoas por Competência do TRT14 é concluído com autoavaliação

    Durante esta sexta-feira, 10 de outubro, os gestores das áreas administrativa e judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região participaram do Seminário de Gestão de Pessoas por competências, que teve como um dos palestrantes a Coordenadora de Gestão de Pessoas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Rosa Amélia de Souza Casado.

    A coordenadora ressaltou que o TRT14 é referência aos demais Tribunais do Trabalho quanto à Gestão por Competência, pois está desenvolvendo um excelente trabalho, inclusive com recursos humanos próprio, sem a contratação de consultoria externa.

    Com mais de 140 participantes da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, o seminário tratou da sensibilização e apresentação dos avanços alcançados com Gestão de Pessoas por Competência implantado no ano de 2013. O encontro se estendeu no período da tarde com a autoavaliação dos servidores ocupantes de cargos gerenciais.

    De acordo com o presidente do TRT, desembargador Ilson Pequeno Junior, os gestores do Tribunal entenderam que o Planejamento Estratégico é de suma importância, tanto que as movimentações dos gabinetes dos magistrados, os gestores das áreas administrativa e judicial, como as Varas do Trabalho, passam a ser com aplicação de Gestão por Competência, disse.

    "Este Seminário é o terceiro encontro, no primeiro foram reunidos os diretores, secretários e assessores e aplicada a matriz Swot e realizada a Reunião Análise Estratégica - RAE, depois aconteceu o segundo seminário em que reuniu cerca de 140 pessoas, entre magistrados, diretores e demais gestores de Rondônia e Acre para elaboração do Planejamento Estratégico para 2015/2020. Agora realizamos este seminário para tratar de Gestão por Competência, sob a coordenação do Comitê Gestor por Competência, para a autoavaliação de 121 competências desenvolvidas pelo Comitê, acompanhado também pelo desembargador Francisco Cruz, vice-presidente do Tribunal", ressaltou Pequeno Junior.

    Para o diretor da VT de Feijó, Reginaldo Lestenski, esta autoavaliação é de suma importância para a detecção de possíveis deficiências, que superadas terão resultados ainda melhores para os jurisdicionados com uma qualidade de serviço prestado.

    De acordo com Secretário de Gestão de Pessoas, Frank Luz de Freitas, a segunda etapa realizada foi a autoavaliação das competências dos servidores presentes, individualmente, de acordo com as matrizes aprovadas por este Tribunal, concluindo assim o primeiro ciclo avaliativo com foco em competências, evento esse a ser realizado nas dependências da Secretaria Executiva da Escola Judicial.

    De acordo com a Resolução n. 092/2012 do CSJT, Gestão Por Pessoas tem como objetivo: "Gestão do desempenho orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao exercício das atividades dos servidores, visando ao alcance dos objetivos institucionais".

    Para a Coordenadora de Gestão de Pessoas do CSJT, Rosa Casado, as principais vantagens da Gestão por Competências são: vínculo das competências à estratégia da organização; desenvolver perfis de competências conforme o posto de trabalho; facilitar a seleção, a avaliação, o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores; estimular o autodesenvolvimento e a ampliação do espaço de atuação; aumentar a produtividade e maximiza resultados e permitir que se tenha horizontes profissionais claros com definição de critérios transparentes de acesso, concluiu Rosa.

    Ascom/TRT14 (Celso Gomes)

    Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14

    Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3211 6371

    • Publicações2753
    • Seguidores630380
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações129
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-de-gestao-de-pessoas-por-competencia-do-trt14-e-concluido-com-autoavaliacao/144963197

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)